Consultoria institucional

 

Concurso público de Plano de Negócios

O concurso público de planos de negócios é um forte instrumento de sensibilização da comunidade para o tema empreendedorismo e para o papel da pequena empresa de base tecnológica no desenvolvimento econômico local. Nesta metodologia, o Plano de Negócios, utilizado como instrumento do concurso, é apresentado à comunidade como uma ferramenta para analisar a potencialidade comercial de produtos e serviços.

  • Clientes: instituições de ensino universitárias e de segundo grau, associações de empresas, incubadoras, parques tecnológicos, órgãos de apoio a pequenas e médias empresas, ONG’s.
  • Público Alvo:: professores, dirigentes, pessoas envolvidas na área de suporte a empresas, técnicos, líderes empresariais e de associações de empresas.
  • Duração de 1 dia em horário integral.

O concurso público de Plano de Negócios, uma poderosa forma de sensibilização comunitária usada em todo o mundo, é apresentado em detalhes nas suas duas modalidades: aplicação em uma instituição ou em uma cidade ou região. Os participantes ao final do seminário estarão capacitados a planejar e realizar concursos de Planos de Negócios. Será apresentada a metodologia do Júri com o apoio de filmes.

Clube de Empreendedores

As associações de empresas geralmente objetivam o ganho de poder para negociações dos interesses da classe. No entanto, não é prática entre nós usar integralmente a força potencial de um grupo de empresas reunidas de forma articulada. Assim, o principal objetivo do Clube de empreendedores é a capacidade de empresas extraírem da sua associação informações e conhecimentos.

O Clube de é uma associação de empreendedores com o objetivo de troca de informações, aquisição de conhecimentos, informações e criação de sinergia na obtenção de prestação de serviços comuns. As ações do Clube visam o fortalecimento e consolidação das empresas associadas, através do desenvolvimento do perfil e das qualificações dos empreendedores que as dirigem.

Um princípio básico do Clube é usar a força da união dos seus integrantes como pólo de atração de pessoas – consultores, empreendedores experientes – que possam contribuir com o grupo, sem visar uma remuneração financeira imediata mas tendo como contrapartida o potencial de novos clientes e rede de relações representado pelos integrantes do Clube.

  • Clientes: associações de empresas, parques tecnológicos, incubadoras, órgãos de apoio a pequenas e médias empresas, ONG’s.
  • Público Alvo: pessoas envolvidas na área de suporte a empresas, técnicos, líderes empresariais e de associações de empresas.
  • Duração de 1 dia em horário integral.

A metodologia Clube de Empreendedores é apresentada como uma ferramenta de apoio às micro, pequenas e médias empresas, de baixíssimo custo, indispensável à consolidação de empresas e combate à taxa de mortalidade de empresas nascentes. As empresas participantes do Clube de Empreendedores poderão desenvolver a capacidade de extrair da sinergia do grupo dois elementos fundamentais à sua saúde: informação e conhecimento.

Parcerias empresariais

Uma forma de estímulo e apoio a empresas emergentes de base tecnológica pode ser a parceria entre empresas estabelecidas, em estágio de consolidação e crescimento, e empresas startup, com Planos de Negócios. A observação de parcerias que surgiram de forma espontânea leva a supor que este processo possa ser induzido através da coleta e consolidação de informações sobre parceiros em potencial e sua disponibilização em canais adequados e da instigação a processos de encontro e negociação entre as partes. A este processo Dolabela deu o nome de Incubação sem incubadora.

Consultoria na área de planejamento comunitário, tendo como foco o empreendedorismo

Clientes: comunidades, cidades, regiões

Fases:

  • Sensibilização, agregação dos sistemas de suporte e preparação da comunidade, abrangendo todas as forças vivas da comunidade, lideranças e formadores de opinião;
  • Preparação das lideranças locais sobre a importância do empreendedor no desenvolvimento;
  • Utilização de mecanismos de suporte e mobilização empreendedora
Anúncios

%d blogueiros gostam disto: